terça-feira, 23 de agosto de 2011

Morre Nick Ashford, um dos compositores da música "Ain't No Mountain High Enough"

Nick Ashford e sua esposa Simpson, grandes compositores da Motown Records

Nick Ashford, metade da dupla de compositores da Motown Ashford e Simpson, que escreveram clássicos elegantes e cheios de soul para nomes como Diana Ross e Marvin Gaye, e hits do funk para Chaka Khan e outros, morreu nesta segunda-feira (22) aos 70 anos, disse seu ex-agente. Ashford, que ao lado de sua mulher Valerie Simpson compôs alguns dos maiores hits da Motown, morreu em um hospital de Nova York, disse a agente Liz Rosenberg, que era amiga de longa data de Ashford. Ele sofria com câncer na garganta e estava passando por tratamento de radioterapia, informou Rosenberg à AP.


Embora eles tenham alcançado seu maior sucesso na Motown com clássicos como "Ain't No Mountain High Enough" e "Reach Out and Touch Somebody's Hand" para Diana Ross e "You're All I Need To Get By" para Marvin Gaye e Tammi Terrell, Ashford e Simpson também criaram hinos para outros, como "I'm Every Woman" de Chaka Khan (e mais tarde regravada por Whitney Houston). Ashford e Simpson também conseguiram sucesso compondo músicas para si --talvez a mais conhecida delas tenha sido o hit dos anos 80 "Solid As a Rock".


"Sua música é incomparável em termos de composição", disse Verdine White, do Earth, Wind and Fire, após saber da morte do amigo. "Eles tinham magia e foi isso o que fez com que eles criassem esses hits maravilhosos", emendou. "Sem essas músicas, os artistas não teriam conseguido chegar em um próximo nível". Outros da indústria musical também lamentaram a perda. No Twitter, Alicia Keys escreveu: "estou muito triste que ele se foi. Muito dos maiores estão indo para um lugar melhor. Que legado de música contagiante você deixou, cara!"


O relacionamento entre Ashford e Simpson se estendeu por mais de quatro décadas. Eles se conheceram em 1964 em uma igreja de Nova York. Ashford, nativo da Carolina do Sul, estava na cidade para tentar a carreira como dançarino. Simpson era uma estudante de música.

Após se juntarem, decidiram começar a compor juntos. "Eles sempre estiveram confortáveis um com o outro e eles deixaram todos nós confortáveis, por estarem confortáveis", disse White.Seu primeiro grande sucesso aconteceu quando eles fizeram "Let's Go Get Stoned" para Ray Charles. A canção blues e com toques de gospel se tornou um hit para Charles e, pouco depois, chamou a atenção da Motown, fazendo com que eles logo começassem a compor para seus artistas.


Eles começaram escrevendo trabalhos românticos e emocionantes para o duo Gaye e Terrell que virariam clássicos instantâneos, como "Your Precious Love" e "Ain't Nothin' Like The Real Thing". Na verdade, "Ain't No Mountain High Enough" havia sido feita originalmente para eles, mas Diana Ross a regravou com um novo arranjo de grandeza pop que fez com a música virasse dela.


Ross pode ter sido a maior musa da dupla. Com ela, eles tiveram algumas de suas maiores canções e ajudaram-na a construir uma carreira de hits que diferenciariam sua carreira solo dos tempos com o Supremes. Entre as músicas que viraram hits de Ross estiveram "Reach Out and Touch", "The Boss", "My House" e "Missing You", um tributo para Gaye e outros. Eles também fizeram algumas das músicas de "The Wiz", o musical para o cinema que contou com Ross e Michael Jackson.


Em uma indústria onde casamentos e parcerias são passageiros, Ashford e Simpson sobreviveram ao teste do tempo. "Eles eram casados e trabalhavam juntos, e isso era especial em relação a eles. Todos admiravam isso", disse White.


O duo, casado por 38 anos, ajudou a vender milhões de discos para diversos artistas. Eles também tiveram sucesso com sua própria carreira mas, com exceção de "Solid As a Rock", suas faixas foram menores do que as que fizeram para outros. Eles continuaram a fazer hits mesmo no novo milênio: a dupla é creditada como colaboradora para "Tears Dry On Their On", de Amy Winehouse.

Em anos mais recentes, a dupla continuou a tocar. Eles também eram donos do restaurante Sugar Bar, em Nova York, onde muitos nomes de sucesso e talentos emergentes se apresentavam. Em 2002, Ashford e Simpson foram incluídos no Hall da Fama dos compositores. Ashford deixa sua mulher e duas filhas.


Nota: "Tears Dry on Their Own" é o quarto single do segundo álbum de estúdio Back to Black de Amy Winehouse. Apesar de ter escrito as letras e ter composto as melodias, a música por trás da voz de Amy é uma mistura do hit clássico do ano de 1967 "Ain't No Mountain High Enough", de Marvin Gaye e Tammi Terrell, escrito pelo casal Ashford & Simpson.

O clipe foi filmado em nos EUA em 22 de maio de 2007 e foi dirigido por David LaChapelle. No vídeo, Winehouse começa cantando num hotel, mas logo sai caminhando por ruas de Los Angeles. Na rua, há pessoas das mais normais às mais estranhas e Amy esbarra em algumas delas, além de andar à vontade. O clipe se reveza em cenas do hotel e das ruas até o fim e conta com a participação da Drag e atriz Brasileira Vicky Walker.

Confira o clipe original na voz de Marvin Gaye e Tammi Terrell, e na versão de Amy Winehouse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário