quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Quem é Janelle Monáe


Janelle Monáe, um grande talento a caminho do Brasil

Janelle Monáe é o que podemos dizer de um novo furacão da Soul Music. Nasceu no Kansas em 1985, é cantora, compositora e bailarina norte-americana. A cantora desde pequena criou um mundo paralelo só dela, devido ao vício do seu pai com  drogas. Já no final da adolescência ela se mudou para Nova York, onde estudou na American Academy of Dramatic Arts para ser atriz da Broadway, mas a carreira não vingou e a música acabou falando mais alto.

Mais tarde, já instalada na cidade de Atlanta, também nos EUA, ela criou junto com mais dois amigos o selo independente The Wondaland Arts Society, que como o próprio nome já diz, não se foca somente no universo musical, mas sim em artistas ligados as artes em geral.


Foi lá que conheceu seu primeiro mentor, Big Boi, da banda Outkast, que a descobriu em uma apresentação e a convidou para participar de seu disco “Got Purp? Vol II”. E essa amizade a levou a outro grande nome do R&B norte-americano: Diddy, ex-Puff Daddy. O rapper fez seu primeiro contato através do MySpace da cantora, que pensou que se tratava de uma pegadinha e por isso não respondeu, mas no final deu tudo certo, e como.

Diddy já declarou que Monáe foi um dos nomes mais importantes que ele já levou para seu selo musical, a Bad Boys Records, e olha que ele já lançou nomes como Notorious BIG e Mary J. Blige, só para citar alguns.

Mas qual é o grande diferencial da cantora? Bom, ao contrário da maioria das cantoras de R&B/Soul, que fazem sucesso com performances prá lá de sensuais e provocantes, Monae resgata o estilo clássico do gênero, mas recorrente nos anos 60. Sem contar à voz que é forte e poderosa.

Além disso, seu estilo todo único de dançar, encarnando uma espécie de James Brown versão feminina, e o visual, sempre com o cabelo armado em um gigante topete e vestindo smokings, camisas e gravatas – sempre em preto e branco, fazem com que o estilo Motown impere ainda mais. Para este primeiro disco Stevie Wonder e Prince colaboram em uma música que mistura “A Day in the Life”, dos Beatles, com a trilha sonora do filme de ficção científica “Forbidden Planet (O Planeta Perdido, em português) de 1954. E é claro que seus amigos Big Boi e Puffy Daddy também aparecem neste trabalho.


E já esquentando os motores para esta estreia, não deixe de ouvir algumas músicas – de seu EP “Metropolis: The Chase Suite”, de 2007 – como: “Many Moons”, “Violet Stars Happy Hunting”, “Mr. President” e a versão para o clássico de Charles Chaplin “Smile”.

Janelle Monae é uma mistura de Lauryn Hill com Missy Elliott, de Erykah Badu com Outkast e James Brown, mas de maneira surpreendente, soa como um dos nomes mais frescos e revigorantes da música atual.

Em 2011, Recife vai conferir todo o potencial desta excelente cantora no Recife Summer Soul Festival dia 13 de janeiro, onde a mesma fará a abertura do evento que terá como atração principal Amy Winehouse.

Redes Sociais:

Site Myspace Twitter

Fonte: Arthur – Membro da comunidade brasileira no Orkut Amy Winehouse

Confira alguns vídeos: 

Um comentário:

  1. Putz, EU AMo Janelle, quando soube que ela viria a Recife, meu coração só faltou sair pela boca!
    Ela é uma artista completa!

    ResponderExcluir